Os cabos elétricos são feitos para transportar a corrente de um elemento para outro e consistem então em três componentes principais: condutores, isolamento e revestimento externo de proteção. A composição dos cabos individuais varia de acordo com a aplicação e a montagem geral dos condutores elétricos podem ser redondas ou planas.
Metais como cobre e alumínio compõem os cabos elétricos· Principalmente, o cobre, devido à sua alta flexibilidade e baixa resistência, predomina nos condutores elétricos·
Adicionalmente, fios e cabos elétricos, seja sólidos, trançados ou combinados em um conjunto único, conectam dispositivos nas extremidades, facilitando a transferência de sinais elétricos entre eles.
Etapas do Processo de Fabricação Cabos Energia
Cabos elétricos são feitos, envolve o processo de fabricação a primeira etapa para se obter um condutor elétrico é a trefilação, a qual consiste em reduzir o diâmetro do fio gradualmente para se ajustar ao seu diâmetro final e assim aumentar a condutividade dos fios e cabos elétricos fabricados.
Após o diâmetro ser reduzido, o fio é puxado ainda mais no intuito de diminuir o diâmetro do fio para o tamanho necessário para cada tipo de condutor.
Processo de Tratamento Térmico
Já na segunda etapa desse processo, os fios passam por um processo de tratamento térmico denominado recozimento. O recozimento esquenta o metal, permitindo um resfriamento lento· Assim, elimina-se as tensões internas e, consequentemente, endurece-se o metal . A razão deste tratamento visa aumentar a condutividade do fio que irá compor os cabos elétricos.
Isolamento Interno dos Condutores Elétricos
Na próxima fase do processo será necessário o isolamento dos fios e cabos elétricos. Devido a corrente elétrica corre ao longo do lado externo dos fios, faz se necessário ter isolamento dos condutores internos. A camada de materiais, aplicada sobre condutores, serve para separar eletricamente outros fios e superfícies condutoras ou o solo, garantindo isolamento eficaz. É importante observar que o isolamento de condutor interno também busca evitar qualquer vazamento de corrente.
Como os cabos elétricos às vezes contêm vários fios diferentes enrolados em um isolador, o cabo elétrico pode exigir elementos adicionais para assim melhorar a proteção do mesmo .Um bom exemplo são as blindagens que isolam os sinais que circulam no cabo, e protegem os cabos de alimentação para evitar interferências elétricas externas bem como pode ser necessário que haja outro tipo de blindagem que tem o objetivo de proteger mecanicamente os cabos elétricos, o intuito neste caso é de evitar que algum roedor ou objeto contundente possa cortar a capa externa e assim atingir os condutores elétricos.
Quais Tipos de Isolamento Externo
A última fase neste processo é portanto o isolamento externo dos cabos elétricos o qual é colocado sobre os isolamentos dos condutores visando também proteção dos mesmos. Dependendo as características dos fios e cabos elétricos , contudo a capa interna e a capa externa pode ser de PVC, borracha, silicone ou outros materiais sintéticos. Condições ambientais como temperatura, água, exposição a produtos químicos ou à luz do sol e impacto mecânico, determinando a forma e composição da capa externa dos cabos elétricos.
Se necessita de mais informações sobre cabos elétricos ou quer receber um orçamento com melhores preços e prazos por favor clique nos botões abaixo
Saiba Mais Sobre Cabos Elétricos
Conheça também:
Fabricante de cabo de cobre Nu
Fornecemos Fios e Cabo de Cobre Nu normatizados a preço de fábrica, atendemos todo Brasil, confira a linha completa e solicite seu orçamento.
Cabo para alarme de incêndio
Linha completa de cabos blindados para alarme de incêndio. Importante na composição do circuito de proteção para incêndio, detectores de fumaça.
Cabo de Controle blindado
Com beneficio adicional de proteção contra interferências e ruídos o cabo controle blindado fita é antichama e também é resistente a determinado produtos químicos.